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Qual o papel estratégico da Assessoria de Imprensa na comunicação da sua empresa?

Categoria: Negócios

/ 6 de julho de 2020

Por que investir em Assessoria de Imprensa? Qual o retorno vou conseguir? Já invisto em Mídias Digitais e não preciso de Assessoria de Imprensa. Perguntas e afirmações muito frequentes no dia a dia de quem trabalha com planejamento de comunicação. Para começar, precisamos entender qual a diferença de cada tipo de comunicação e o valor que ela agrega a sua empresa, marca ou serviço.
A Assessoria de Imprensa é um tipo de atividade voltada ao atendimento de jornalistas, formadores de opinião e digital influencers. É ela quem transforma de forma estratégica e planejada o profissional em uma autoridade em sua área, em uma referência em seu nicho de mercado, consequentemente construindo uma imagem de credibilidade.
E de que forma isso acontece? 
Vamos dar um exemplo! Você está precisando de algum serviço médico, já tem algumas indicações de amigos, já visitou as mídias sociais do profissional, mas ainda não se decidiu. Então, vai lá no Google e digita o nome do especialista e se depara com várias matérias em sites, blogs, jornais e TVs, nas quais ele foi entrevistado. Logo, isso vai lhe trazer uma sensação de confiança, afinal esse profissional é uma fonte para tantas entrevistas, logo é uma autoridade competente na área. E isso faz uma diferença enorme.
Ao visitar os canais institucionais de uma empresa (site e canais digitais), as pessoas encontram a marca falando sobre ela mesma. Já quando leem, assistem ou ouvem entrevistas o discurso é outro, há um intermediário, que nesse caso são os canais que veiculam as notícias e emprestam o seu espaço para a discussão daquele assunto. E a autoridade daquela reportagem é quem concede a entrevista, que está prestando um serviço de esclarecimento sobre o assunto, e isso agrega muito valor a marca e ao profissional.
Esse é o trabalho da assessoria de imprensa. Transformar em notícia todos os assuntos relacionados a área de atuação do seu cliente e levar para o conhecimento da mídia, por meio de releases e sugestões de pauta. É o assessor de imprensa, por meio da relação que já tem com a imprensa e formadores opinião, que será o responsável por esse contato, por marcar as entrevistas, por reunir tudo o que foi publicado e avaliar todas as oportunidades de divulgação.
Alguns pontos valiosos da assessoria de imprensa:
  • Fazer com que o trabalho do seu cliente alcance o grande público ao ocupar espaços editoriais em veículos de comunicação de diversas naturezas (mídia impressa, digital, TV, rádio, etc);
  • Reduzir custos de forma muito considerável (uma vez que o espaço editorial é gratuito, ao contrário do espaço publicitário);
  • Atuar com um planejamento estratégico na construção da imagem. De forma personalizada identificar quais serão os veículos-alvo, as editorias escolhidas (moda, gastronomia, economia, saúde, etc.) e quais assuntos poderão ser enviados para a imprensa;
  • Contribuir para o fortalecimento de marca. Ao ser utilizada como referência de uma matéria, a empresa ganha com a exposição uma credibilidade que somente um conteúdo jornalístico pode proporcionar, ao contrário de um espaço publicitário que pode ser comprado, onde mais uma vez é a empresa falando ela mesma;
  • Lista ou Mailing de Contatos. A Assessoria de Imprensa possui um mailing de contatos de repórteres, influencers digitais e formadores de opinião atualizado e pertinente para cada área de atuação do seu cliente;
  • Além de enviar a sugestão de pauta, o assessor de imprensa entra em contato com repórteres e editores para apresentar de forma direta e pessoal o assunto.  Aumentando as chances daquele material ser transformado em uma matéria;
  • Media training. É o assessor de imprensa que vai treinar as fontes para a entrevista. Sinalizando as particularidades de cada veículo, a abordagem correta sobre o assunto, sinalizar pontos que podem gerar polêmica, entre outros;
  • Gerenciamento de crises. Com o advento da internet, muitas crises de imagem podem ser geradas a partir de um pequeno acontecimento. Então, compete a assessoria de imprensa lidar com essa exposição, podendo até mesmo reverter a situação quando possível.

Depois conta para a gente o que achou do tema. Estamos à disposição para bater uma papo e esclarecer quaisquer dúvidas.

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Comentários

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