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Como a comunicação pode motivar os funcionários no retorno ao trabalho?

Categoria: Negócios

/ 13 de julho de 2020

O relaxamento das medidas de isolamento, trazem alguns desafios a volta ao trabalho presencial
Uma boa comunicação entre empresa e colaboradores é fundamental para que ambos estejam satisfeitos e consigam alinhar seus objetivos. Isso se reflete diretamente na produtividade e empenho de cada um para o sucesso da organização. Em momentos de mudanças profundas e abruptas é fundamental refletir: como está o seu diálogo com os seus funcionários?
Além de motivar, fortalecer a integração, a harmonia no ambiente de trabalho, o engajamento na realização de tarefas, a comunicação é a grande responsável para que o funcionário seja o maior defensor da cultura e reputação da marca. E em tempos de COVID-19, transmitir informações se tornou se um desafio maior ainda.
Podemos dizer que as pessoas foram forçadas a se adequar a esse “novo normal” e retornar às atividades será um período desafiador e cheio de adequações.
Como será a volta às empresas?
Bom, isso não é uma resposta simples, contém variáveis e vai depender do tipo de negócio. Algumas organizações vão manter o home office, outras vão trabalhar em horários especiais, e ainda há aquelas onde a equipe vai voltar ao seu horário comercial normal.
O isolamento social e as incertezas da pandemia trouxeram muitas mudanças na rotina profissional, além de muitas incertezas sobre o futuro e o mercado trabalho. Com o relaxamento das medidas e a volta das pessoas a sua “rotina”, uma coisa é perceptível, nós não somos mais os mesmos e os gestores vão precisar ter atenção redobrada com os seus colaboradores.
Serão necessários uma série de ajustes, não apenas no espaço físico, mas mudanças nas rotinas, horários, cuidados com a saúde física e psicológica de toda a equipe. Para comunicar cada um destes pontos, o ideal é que todo o discurso seja feito de forma transparente, pelos canais apropriados e com uma narrativa humanizada.
Pesquisas indicam que cerca de 65% dos funcionários veem mais credibilidade nas informações passadas por suas empresas. Não há espaço para os boatos ou para rádio corredor. Seja ativo, fale, escute, formalize por meio de email, tenha coerência entre o que fala e o que faz. Afinal, nesse momento, quanto mais os colaboradores entenderem os desafios e os objetivos da organização, mais poderão contribuir para que o fluxo siga nesse caminho.
Separamos algumas dicas que são muito uteis e podem ser aplicadas em qualquer tipo de empresas:
• Escolher o melhor canal de comunicação, até mesmo um bom bate-papo é capaz de diminuir a ansiedade e tirar dúvidas;
• Falar sobre o retorno ao trabalho e de todas as medidas que estão sendo tomadas para garantir a segurança do trabalhador;
• Deixar os propósitos claros;
• Definir metas focadas e objetivas;
• Mostrar a importância e a valorização dos profissionais;
• Mostrar-se aberto ao diálogo;
• Mostrar-se flexível;
• Transparência nos acordos;
• Investir em um bom relacionamento;
• Demonstrar preocupação e empatia com o momento delicado.
E por fim, não deixe de se comunicar, mesmo quando tudo passar!
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