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Como gerenciar uma crise de imagem?

Categoria: Negócios

/ 26 de novembro de 2021

Nenhuma empresa, marca ou profissional está imune a uma crise de imagem. Vários fatores podem ocasionar uma crise!

Com o advento da tecnologia, as pessoas ganharam um poder nunca visto na sociedade e, até mesmo uma simples reclamação, ganha força para gerar uma crise.

Já pensou se a sua empresa ou negócio tem algum problema com um cliente e, imediatamente, ele divulgar e repercutir nos Meios e Comunicação?

O gerenciamento de crise serve para que esse e outros tipos de situações, que podem arranhar a imagem da sua marca ou negócio, sejam tratadas da forma correta e assim diminuir os seus efeitos negativos.

Com estratégia, comunicação eficaz e ações imediatas é possível contornar as crises de imagem, não apenas durante a repercussão do fato, mas também depois para reverter os impactos causados.

 

O Que é Gerenciamento de Crise?

O gerenciamento de crise é um conjunto de procedimentos e ações que devem ser adotados diante de uma situação de crise com objetivo de minimizar impactos negativos e identificar oportunidades de melhoria de imagem e reputação em uma empresa, negócio ou instituição.

Em um bom processo de gerenciamento de crise, é importante reavaliar as estratégias que vêm sendo adotadas pela empresa, além de mensurar os impactos causados no intuito de realinhar discurso, posicionamento e até mesmo a confiança dos clientes e público em geral.

O gerenciamento adequado vai da avaliação dos perigos em potencial e da criação do plano de contingência até o domínio dos meios de comunicação internos e externos. A palavra chave é tomar o controle da situação e agir com transparência, cautela e assertividade. É preciso passar segurança e credibilidade o tempo todo.

 

Hora de Administrar a Crise

Para que uma crise seja bem administrada, é necessário a existência prévia de um planejamento bem elaborado e assertivo. Neste plano, é essencial levantar os riscos, além de um diagnóstico dos seus efeitos, bem como as estratégias a serem adotadas durante e depois da crise instalada. Na oratória dos líderes, porta-vozes, bem como nas mensagens divulgadas, a linha deve ser contínua com o uso de palavras-chave e mantras para transmitir segurança, transparência e assertividade na mensagem a ser passada ao público.

Por Que um Plano de Gerenciamento de Crise é Importante?

Sabe aquela máxima “Prevenir é melhor do que remediar?”. Então, esse é o cerne de qualquer trabalho de gerenciamento de crise. Nenhuma empresa, marca ou negócio está ilesa de passar por uma crise, seja de qualquer natureza ou tamanho.

O planejamento do gerenciamento de crises começa muito antes de surgir um problema. Um plano prévio de gerenciamento de crise ou a instalação imediata de comitês de crise fazem com que os efeitos dessas adversidades sejam prevenidos ou prontamente identificados e atenuados.

Existem diversos benefícios em gerenciar uma crise de forma eficaz, como:

  • Atenuar o impacto do ocorrido interna e externamente;
  • Permitir uma ação rápida e eficaz;
  • Preservar a imagem da empresa no mercado;
  • Garantir que problemas semelhantes não se repitam;
  • Demonstrar respeito com a sociedade e outros stakeholders;
  • Impactar no alinhamento e na prontidão das equipes de trabalho;
  • Potencializar as chances de sobrevivência do negócio.

Agora que você já saber que prevenir é o melhor remédio, se precisar, estamos à disposição. Não permita que a sua imagem seja danificada! Fale conosco.

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