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Marketing de conteúdo e assessoria de imprensa

Categoria: Negócios

/ 31 de janeiro de 2020

A assessoria de imprensa e o marketing de conteúdo são de natureza muito parecidas. Apesar disso, muitas vezes existe uma certa confusão em entender e separar os dois temas. Com a euforia em torno do surgimento das mídias sociais, pode se criar uma falsa impressão de que a assessoria de imprensa não é mais necessária. Mas isso é um grande erro.

Um bom relacionamento entre marketing de conteúdo e assessoria de imprensa são indispensáveis para potencializar os resultados da sua comunicação. Basta que eles trabalhem em conjunto para influenciar no relacionamento com clientes e seguidores da marca. Atuar com um mix de divulgação de conteúdo e expertise de uma assessoria pode trazer resultados melhores para empresas. 

Vamos entender o contexto de cada um deles: 

Assessoria de imprensa

Antigamente a assessoria tinha seu trabalho ligado à imagem da empresa e sua exposição junto aos meios de comunicação. Atualmente agregado a isso, o assessor de imprensa também é responsável pelo relacionamento com os influencers digitais. Em ambos os casos, na maioria das vezes seu foco principal é dar visibilidade ao seu cliente na imprensa, blogs e instagram. 

A informação que será divulgada pela assessoria de imprensa será em forma de releases, notas e comunicados que são utilizados como base para entrevistas e demais publicações. Quando esse conteúdo é publicado, a marca, empresa ou serviço estabelece um relacionamento com o público e ganha credibilidade, afinal estar em revistas, jornais, sites e blogs vai torna-los uma referência em sua área de atuação. 

Todas as notícias que são publicadas, por sua vez, caem na web o que vai trazer bons resultados na busca por informações sobre a empresa, produto e serviço. 

Marketing de Conteúdo

É uma estratégia baseada na construção de um forte relacionamento com os clientes, que é produzido por meio da entrega de um conteúdo valioso e altamente relevante para a sua persona. 

Quando o cliente toma uma decisão de compra, ele está dando preferência ao seu produto, em vez das opções dos seus concorrentes. Sua estratégia de marketing de conteúdo gera autoridade para sua empresa, potencializando a conquista e fidelização dos clientes.

A forma mais utilizada para entrega desse conteúdo são textos com temas que serão definidos de acordo com o público-alvo. Não é um conteúdo necessariamente institucional, mas sim sobre temas de interesse do cliente, para que assim se construa um relacionamento com ele. Esse material pode ser divulgado no site, em blogs, nas mídias digitais, entre outros. 

Combinando assessoria de imprensa e marketing de conteúdo

Toda a comunicação de uma marca, serviço ou empresa precisa estar alinhada em seu discurso e ter uma linha editorial coesa. Para estabelecer essa linha editorial é preciso saber: Quais são os assuntos mais relevantes para o seu público? Com quais temas as pessoas se engajam melhor? Qual a melhor linguagem a ser utilizada? 

Feito isso, é hora de estabelecer um calendário de temas e de execução. E por fim, determinar como serão trabalhados, tanto pela assessoria de imprensa como pelo marketing de conteúdo, cada um dos assuntos de forma coordenada, sempre que possível. 

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