• > Artigos

  • > Notícias

  • > Entretenimento

  • > Informação

Blog

Você sabe quem é o seu cliente e o que ele deseja?

Categoria: Negócios

/ 29 de junho de 2020

Você está preparado para lidar com o seu cliente?
Duas perguntas que parecem ser fáceis de responder, mas a realidade não é bem assim. Você que é gestor, dono de empresa ou prestador de serviço,  já parou para pensar a complexidade de características que envolvem traçar o perfil do seu cliente?
Bom,  então vamos lá! Para o sucesso de qualquer negócio,  a sua estratégia de marketing deve começar pelo cliente, ou pela persona, termo muito utilizado no marketing digital. Vamos a um exemplo simples. Imagine que seus clientes são mulheres, na maioria entre 30 e 50 anos, com renda própria, casadas, que a rede que mais acessam é o Instagram, leem notícias online e abrem e-mails todos os dias.
Suponha agora que você vai lançar um novo produto ou serviço, com essas informações fica mais fácil definir a linguagem a ser utilizada, as mídias para divulgação, as características do produto que precisam estar em destaque, entre outros detalhes que envolvem a campanha. Assim as suas chances de obter melhores resultados serão bem maiores.
Você pode estar se perguntando, mas onde vou conseguir essas informações? Para lhe ajudar a responder, se liga nessas dicas:
  • Comece e esteja disposto a ouvir. Encontre o melhor jeito de entrar em contato com seus clientes e descobrir o que gostam e o que não gostam no seu negócio. Para isso as pesquisas de perguntas e respostas são bem eficazes. Isso pode ser feito por e-mail ou por meio de campanhas nas mídias sociais, nas quais as pessoas respondem algumas questões e recebem algum benefício em troca.
  • Porém não basta perguntar, é necessário registrar as respostas. Com o passar do tempo, torna-se possível levantar uma boa base de dados sobre como os clientes enxergam seu negócio, o que eles buscam no seu produto ou serviço e como você os ajuda a resolver os problemas do seu dia a dia.
  • A captação de leads na internet também é uma técnica muito eficaz. Existem várias maneiras de fazer essa extração e ferramentas específicas pra isso. Tentando explicar melhor, imagine que alguém pesquise algo sobre seu serviço ou sua empresa, ou até sobre um concorrente. Um lead é exatamente isso, uma pessoa que demonstrou interesse pela sua empresa, produtos ou serviços e que tem potencial para se tornar um cliente.
  • Olhe para os seus concorrentes, o famoso benchmarking, que é uma análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas do mesmo nicho de mercado que o seu. Enumere seus cinco principais concorrentes e depois trace o perfil dos clientes deles, que nesse caso também são seus clientes em potencial. Se estão optando por comprar no concorrente, pode ser que ele tenha uma característica que somente o concorrente está atendendo, mesmo que seja algo bem sutil, mas que está fazendo diferença na decisão de compra.
  • E por fim, nunca pare de perguntar, analisar e buscar novas informações. O perfil do cliente pode variar com o passar do tempo.

Conta para gente o que achou deste artigo? Você já consegue identificar o seu cliente e o que ele deseja?

318
  0
#MarketingDigital
assessoriadeimprensa
brasilia
Campanha
Cliente
Clientes
destakcomunicacao
EstrategiadeComunicacao
EstrategiadeMarketing
minhabrasilia
Noticias
Produto
quemeoseucliente
Resultados
Serviço

Comentários

DEIXAR UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


voltar ao topo